PAUTA: De autores pernambucanos, “A Independência do Brasil em Quadrinhos” é lançada através de financiamento coletivo
De autores pernambucanos, "A Independência do Brasil em Quadrinhos" é lançada através de financiamento coletivo
Na última semana, o Brasil comemorou 200 anos de independência. A data é marcada pelo histórico momento em que Dom Pedro se rebela contra Portugal e sob o grito "Independência ou Morte" declara a independência do Brasil. Essa é a maneira mais simples de se explicar o momento, mas, será que foi só isso mesmo? Com 48 páginas e formato A4, a Independência do Brasil em Quadrinhos conta de maneira lúdica e divertida as histórias que levaram o Brasil a ser independente e o que vem depois disso. Nele, o Clinho, a Melissa e o Davi levam o leitor numa incrível viagem ao passado, sempre contextualizada ao presente. O gibi independente, lançado com o selo EduQuadrinhos – projeto que aproxima as histórias em quadrinhos das práticas educativas –, é ideal para aprender e ensinar sobre a história do Brasil.
A HQ é assinada pelos autores Fábio Paiva – Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e especialista em Quadrinhos para a Educação; e Ernani Ribeiro – Doutor em Educação, especialista em inclusão educacional e professor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE), além de ter ilustrações feitas à mão por Bárbara Machado, especialista em aquarela e autora de vários livros infantis.
Autor de obras como o livro "Histórias em Quadrinhos na Educação" e a HQ "Revolução Republicana" (utilizada na rede pública de ensino do Recife), o professor Fábio Paiva explica que as Histórias em Quadrinhos são facilitadoras no ensino de história e para toda a educação. "Os gibis melhoram a educação e isso está comprovado em muitas pesquisas. Também para o ensino de história, como é o caso da HQ da Independência do Brasil. Fica mais divertido para o estudante aprender e mais fácil para o professor ensinar".
A HQ está disponível para venda através de financiamento coletivo na plataforma Catarse pelo link: https://bit.ly/3pOFLI2. Os interessados também podem optar por kits, nos quais a obra acompanha outros materiais destinados ao ensino através do uso de histórias em quadrinhos, e há opções de vendas destinadas a escolas. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (81) 9 9995-0109 e do Instagram @eduquadrinhos.